Pela primeira vez, duas mulheres presidentes de Seccionais da OAB do Sul do país, participam de evento voltado à mulher Advogada. Com vozes ativas em pautas de inclusividade e interesse do público feminino, as presidentes em exercício da OAB/SC, Luciane Mortari, e da OAB/PR, Marilena Winter, acompanhadas da presidente da CAASC - Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, participam na noite de hoje, em Curitiba, do ‘Direito por Vozes Femininas: Reforma Política’. Essa é a primeira vez que duas representantes com os mais altos cargos da entidade participam de um evento voltado às mulheres Advogadas. Promovido pela Seccional paranaense, o projeto contará com seis palestras, ministradas por professoras, políticas e membros da Ordem.
Para a presidente em exercício da OAB/SC, Luciane Mortari, é uma satisfação participar de debates em que os assuntos são apresentados e debatidos exclusivamente por Conferencistas mulheres. Além disso, ela ressaltou a importância de duas presidentes de Seccionais estarem juntas em uma iniciativa da Ordem. “É um marco histórico duas mulheres estarem à frente de uma instituição tão importante como a OAB. E, dessa vez, concomitantemente”, disse Luciane, primeira mulher a presidir a OAB/SC em 86 anos de existência.
A dirigente também pontuou que as mulheres trilham novos caminhos, conquistados pelos méritos de cada uma que dedica seu tempo a Ordem, caminho este, predominantemente percorrido apenas por homens, o que é um avanço na luta em busca de igualdade entre os gêneros. “Estamos galgando espaços, em sua maioria composto por figuras masculinas. Isso é muito importante para a todas as advogadas e uma forma de representá-las, até porque onde uma está, todas estão”, destacou a representante da Seccional catarinense.
Inclusividade
Dados recentes apontam que o número de inscritos no Estado são 53.085 profissionais, sendo, desse total, 23.983 mulheres. Além disso, a OAB/SC conta com 49 subseções no Estado, dentre as quais 17 são presididas por advogadas, e 97 comissões, sendo que do total de comissões, 29 estão sob o comando de mulheres. No mesmo sentido, pela segunda vez na história, a CAASC conta com uma mulher na presidência.
Mais detalhes
Organizado pela OAB/PR, por meio da Comissão da Mulher Advogada, o ‘Direito por Vozes terá as seguintes palestras: ‘Fake News, Redes Sociais e a Liberdade de Expressão em Matéria de Política Eleitoral: Limites e Alcances da Justiça Eleitoral”; Unificação das Eleições: Constitucionalidade e Eficácia Democrática’; ‘Mulheres na Política e as Ações Afirmativas: Cotas de Financiamento e de Vagas ou de Cadeiras? Experiências de Direito Comparado’; ‘Para Além da Democracia Representativa: Formas da Participação Social da Mulher na Política’ e’ Crise da Democracia Representativa e os Partidos Políticos: Debate sobre a Proibição de Coligação para as Chapas Proporcionais.
“Serão debates de relevância para as participantes e que, além de informar e estimular o conhecimento, servirão para fomentar a presença de mulheres na política e mais políticas institucionais para todas nós”, concluiu Luciane.
O evento ocorrerá na sede da OAB/PR, na Sala do Conselho Pleno, na Brasilino Moura, 253, Ahú, Curitiba/PR, a partir das 18h30.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC