Durante a nonagésima primeira edição do Colégio de Presidentes de Subseções em Gaspar, que teve início na sexta-feira (21) e segue até este sábado (22), os participantes receberam a visita da Ministra do Superior Tribunal do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes.
Ao usar a tribuna, ela enalteceu a advocacia ao lembrar que integra os quadros do Tribunal pelo critério do quinto constitucional e falou ainda da importância da diversidade de reflexões junto aos seus pares. “Fico muito feliz em representar a advocacia e sei que é também uma grande responsabilidade. É preciso ter em perspectiva a origem de nossa função. A Constituição não tem letra morta. Se fosse para ingressar sob a mesma perspectiva de um magistrado de carreira eu adentraria por concurso público”, defendeu.
A ministra também comentou o momento atual brasileiro, considerado por ela “difícil” e “bastante nebuloso”, citando ainda a Reforma Trabalhista que, segundo ela, alterou significativamente o dia-a-dia da população. “Estamos às voltas após as reformas na legislação trabalhista. Não sou desfavorável a novos modelos e amplas discussões, nem desfavorável à atualização das relações de trabalho, mas de fato vivemos um momento de crise, bastante incerto. Por outro lado, o Judiciário vive um protagonismo muito grande, em decorrência do momento difícil pelo qual passa o nosso país”, avaliou.
De mesma forma o período eleitoral e as eleições gerais no país, foram apontados como decisivos por Delaíde Alves Miranda Arantes. “A crise é também momento de oportunidade e devemos dar nossa contribuição, não somente neste sete de outubro, mas em geral, para que se possa concretizar o que estabelece a carta constitucional: uma sociedade mais justa, humana e claro, sem esquecer da participação feminina”, concluiu.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC