O Mês da Advocacia chegou ao fim com resultado positivo, segundo o presidente da OAB/SC, Rafael Horn. Entre os dias 29 de julho e 30 de agosto, foram realizados mais de 90 eventos para advocacia no Estado, dos quais, 46 pela Seccional, em Florianópolis, e 49 pelas Subseções da Ordem nas cidades onde estão instaladas. A iniciativa reuniu mais de cinco mil pessoas durante o período em todo o Estado, sedo 4,9 mil somente na capital.
Na capital, a programação do ‘Mês da Advocacia’ contou com eventos voltados para as mais variadas áreas do Direito. Ao todo, foram realizadas pela Seccional 30 palestras, cinco congressos, dois debates, um seminário, uma oficina e uma jornada, que debateu a temática ‘Integridade e Compliance’, além de quatro ‘Cafés com a Advocacia’ e a tradicional Feijoada da OAB/SC.
Em relação aos mediadores dos eventos, os debates, palestras e seminários foram ministrados por membros da diretoria e comissões da Seccional, advogados especialistas nas mais diversas áreas de Direito, representantes de entidades de classe do meio jurídico e autoridades como o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Adircélio de Moraes Ferreira Junior; o comandante-geral da PM/SC, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior; a procuradora-geral do Estado de Santa Catarina, Célia Iraci da Cunha; o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Osmar Nunes Júnior; o coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Miranda; e o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi, que esteve à frente da palestra de encerramento da programação do ‘Mês da Advocacia’ na Seccional, intitulada ‘Reflexões e Propostas para Reforma Eleitoral e Política’.
De acordo com o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, a Seccional não mediu esforços para realizar a programação do ‘Mês da Advocacia’, que, segundo ele, teve a finalidade de proporcionar conhecimento, fortalecer networking e pensar o futuro, os avanços e os desafios da Advocacia 4.0. “O sucesso do evento foi resultado do trabalho das nossas 99 Comissões. Nosso objetivo foi capacitar e temos a convicção de que promover o conhecimento aos advogados e advogadas é nossa obrigação, principalmente por entendermos que o aprendizado não deve se restringir ao recebimento da credencial de advogado/advogada”, disse. “Ao longo do período, foram realizados debates extremamente importantes e pertinentes para classe se aprofundar nas mais variadas vertentes do Direito”, destacou.
Além do conteúdo, o presidente também ressaltou a credibilidade do evento: “Reunimos os maiores especialistas e autoridades do Estado e do País, o que reforça a credibilidade das ações e eventos realizados pela nossa Seccional”, apontou o presidente, ao lembrar que os profissionais que não puderam comparecer ao ‘Mês da Advocacia’ também poderão assistir o conteúdo futuramente. “Em algumas semanas, todo o conteúdo abordado na programação estará disponível da webESA”, garantiu.
O coordenador das Comissões da OAB/SC, Pedro Miranda, também está satisfeito com os resultados alcançados com o ‘Mês da Advocacia’. “A programação proporcionou aos participantes inúmeras formas de inovar no exercício da advocacia, uma vez que a nossa profissão é ampla, ramificada e transita pelos mais variados caminhos das soluções de conflitos. Com isso, acreditamos que os eventos ocorridos proporcionaram a todos os envolvidos uma visão mais ampla e alternativas voltadas para soluções jurídicas e caminhos no uso da legislação já existente e das jurisprudências”, destacou.
Importância
Apoiadora do ‘Mês da Advocacia’, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Claudia Prudêncio, também ressaltou a importância de promover o conhecimento entre os advogados e advogadas catarinenses. “Nesta gestão, temos como prioridade oportunizar conhecimento e estamos tornando isso possível com a execução de cursos e palestras em eventos como os realizados no ‘Mês da Advocacia’”, disse a presidente, ao acrescentar que a Caixa de Assistência tem entre as suas prioridades atender, principalmente, os profissionais que não têm acesso à informação de qualidade. “É a CAASC junto à OAB/SC, cumprindo o seu principal papel, o de assistir toda a advocacia catarinense.”, finalizou.
O diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), Marcus Vinícius Borges, também reforçou a importância da disseminação de conhecimento entre a advocacia catarinense. “Entendemos que é muito importante a visão dos advogados e advogadas pra esta nova advocacia, a advocacia do futuro. Esse é o motivo pelo qual nos empenhamos em criar para o ‘Mês da Advocacia’ um calendário de cursos que tivesse como foco essa temática. Foram cursos realizados todos os dias, alguns, gratuitos e outros a preços acessíveis, que serviram para o aprimoramento da advocacia, em especial, essa advocacia do futuro.", finalizou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC