Consultora em Planejamento Estratégico para Sociedades de Advogados, Lara Selem será uma das palestrantes do Curso de Iniciação à Advocacia, promovido pela comissão OAB Jovem, neste mês de agosto, quando se comemora o Dia da Advocacia. Especialista pela Harvard Business School, a advogada será responsável pela primeira aula, nesta sexta-feira (4/8), que vão mostrar como planejar o início da carreira. Ela pretende apresentar dicas para o jovem que quer iniciar seu próprio escritório, falar sobre sociedade de advogados, questões financeiras, planejamento, gestão de cliente, produção jurídica e preparação para crescimento.
OAB/SC: Como você avalia o mercado de trabalho para jovens advogados hoje?
Lara Selem: O mercado mudou bastante nos últimos anos. Há mais concorrência devido ao grande número de advogados inscritos na OAB: já somos mais de um milhão. Os escritórios de advocacia se profissionalizaram mais, estão mais exigentes, precisam de profissionais mais completos em seus times e que dominem outras áreas de conhecimento. Os clientes também estão mais exigentes, querem respostas rápidas, disponibilidade e informações nas mãos. A advocacia como um todo se segmentou, sendo claras as diferenças entre escritórios que atendem volume e as boutiques especializadas, entre os que atuam como apoio jurídico ao cliente e os que atuam na advocacia científica. A tecnologia também colabora para o aumento da complexidade do dia a dia das bancas, sendo mais do que necessário dominá-la e extrair valor das novas ferramentas, entre elas a inteligência artificial e de cognição. Em minha avaliação, o jovem advogado precisa encarar todas essas mudanças com muita energia, vontade e foco. Quanto mais cedo identificar o seu potencial de desenvolvimento, mais aproveitará e se adaptará às necessidades dos novos tempos.
OAB/SC: Para os acadêmicos que estão terminando a universidade, você tem alguma dica que possa facilitar a inserção no mercado de trabalho logo após a graduação?
LS: O bom acadêmico é aquele que começa a se profissionalizar antes do exame da ordem, tratando cada matéria como um universo a ser estudado e compreendido, fazendo estágio em bons escritórios desde cedo, encarando todas as tarefas como grandes oportunidades de aprendizado, auto avaliando seu próprio comportamento e postura profissional, se espelhando nos melhores sem perder a humildade do aprendiz. Não falta trabalho para quem é dedicado, antenado, pensa dois passos à frente, tem integridade e ama a sua profissão.
OAB/SC: Sobre sociedades de advogados, como proceder para ter um escritório bem sucedido?
LS: Um planejamento bem feito implica em execução bem feita. Um escritório de advocacia bem sucedido é aquele que consegue tirar do papel os seus projetos inovadores, que pensa uns três a cinco anos na frente, tem um time unido em prol da missão do escritório, entende a necessidade de inovar e compreende a necessidade do seu cliente. Sucesso tem significados diferentes para cada pessoa ou grupo de pessoas, mas certamente não é fruto de sorte, e sim de muito trabalho e dedicação.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC