A OAB/SC receberá a psicóloga Monica Momme para ministrar a palestra “Justiça Restaurativa: um convite ao diálogo social”, promovida pela Comissão da Criança e do Adolescente, no dia 22 de agosto. O objetivo do evento é apresentar os princípios e valores da Justiça Restaurativa, metodologia incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Conhecida como uma técnica de solução de conflitos que utiliza a criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, o método tem sido utilizado, entre outros casos, para auxiliar nas medidas socioeducativas cumpridas por adolescentes em conflito com a lei. De acordo com o presidente da Comissão, Enio Gentil Vieira, este é um processo colaborativo que envolve a participação maior do infrator e da vítima. “Quando se fala em colocar vítimas e agressores frente a frente, muitas pessoas ficam assustadas”, explica. “Mas este procedimento será realizado sempre em um ambiente seguro, com o objetivo de buscar resolução de outras dimensões do problema que não apenas a punição, como, por exemplo, a reparação de danos emocionais”.
A palestrante, Monica Mumme, é psicóloga e idealizadora da metodologia de expansão de Justiça Restaurativa. Foi responsável pela implementação de políticas públicas em Justiça Restaurativa em diversas cidades e coordena projetos sobre convivência justa e pacífica. A palestra será realizada no Auditório da Seccional, no dia 22 de agosto, às 19h. Mais informações, aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC