O mês da advocacia será um marco para a profissão no Estado. De 29 de julho a 30 de agosto, a Seccional estará mobilizada para promover diversas iniciativas para pensar o futuro, os avanços e os desafios da advocacia 4.0. Em comemoração ao dia 11 de agosto, a Seccional preparou uma agenda repleta de atividades. Na capital, serão 36 iniciativas e outras 42 devem acontecer nas Subseções, trazendo olhares diversos sobre os ramos da atividade profissional.
“Mais do que festividades, queremos oportunizar aos nossos colegas comemorar a data em um ambiente de troca, de compartilhamento do conhecimento e repensando a nossa profissão. Para isso, com a dedicação expressiva dos voluntários das nossas comissões e da coordenadoria geral das Comissões, estruturamos um mês inteiro de intensa programação, com a proposta em comum de debater rumos da advocacia. Entendemos que só assim, com estímulo ao saber e ao debate, ladeado dos profissionais de Santa Catarina, teremos condições de propor soluções e projetar melhorias para o nosso exercício profissional no Estado. São milhares de profissionais engajados nesse trabalho”, disse o presidente da Seccional, Rafael Horn.
A iniciativa envolve as Comissões e a Escola Superior da Advocacia da OAB/SC, contando com o apoio da CAASC. Ao longo de 34 dias estão previstos palestras, debates, painéis de apresentação sobre temas específicos e três congressos com dois dias de duração cada um. As inscrições podem ser feitas pelo site dos quais 16 tem entrada franca e os demais tem adesão de até RS 70.
Debater inovação no mês da advocacia também irá além do desenvolvimento tecnológico. Para isso, as comissões também estarão mobilizadas para propor e analisar causas pouco exploradas no meio e que estão aos poucos sendo regulamentadas. “Nosso intuito é atingir um debate que vise às inúmeras outras formas de inovar no exercício da advocacia. Nossa profissão é muito ampla e ramificada. Ela transita pelos mais variados caminhos das soluções de conflitos. Por isso, precisamos identificar do profissional, que ao ter visão e criatividade acha alternativas para apontar soluções jurídicas e caminhos diferenciais no uso da legislação já existente e das jurisprudências”, explica o coordenador Geral das Comissões, Pedro Miranda de Oliveira.
A Escola Superior de Advocacia (ESA), em conjunto com as comissões da OAB/SC, entende que é muito importante a visão dos advogados e advogadas para essa nova advocacia, a advocacia do futuro. Esse é o motivo pelo qual nos empenhamos em criar no Mês da Advocacia, um calendário de cursos na Seccional que tivessem como foco essa temática. São cursos realizados todos os dias, alguns, gratuitos e outros a preços acessíveis, que servem para o aprimoramento da advocacia, em especial, essa advocacia do futuro”, destaca o diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinicius Motter Borges.
Para consolidar a realização, toda a programação do mês da advocacia tem amplo apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina - CAASC. “Cuidar do futuro das nossas advogadas e advogados e promover ações que oportunizem a ampliação do conhecimento é o que nos move. Para nós é uma honra estarmos, lado a lado nessa iniciativa linda que se propõe a brindar a nossa profissão, ressaltando sua importância e gerando conteúdo de valor”, avalia a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio.
>> Confira a programação completa aqui.
10 anos de feijoada da OAB/SC
Além da programação técnica, no dia 10 de agosto a Seccional realiza a 10ª Edição da tradicional feijoada da OAB/SC. Para a festa que tem open bar open food e espaço kids, neste ano estão previstas atrações musicais com Dan Costa; Quinteto S.A e a banda de advogados de Santa Catarina In Dubio pro Rock. O primeiro lote de ingressos já está disponível pelo setor de eventos na sede da OAB/SC ou pelo site da Blueticket. Serão 500 ingressos na primeira etapa de venda com valor promocional de R$ 80,00 por pessoa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC