Durante os quase três meses em que esteve aberto, o Edital de Convocação para participação nas Comissões reuniu mais de dois mil advogados e advogadas, regulares e devidamente inscritos nos quadros da OAB/SC, que manifestaram seu interesse em compor os grupos temáticos de estudos da Seccional.
O formulário esteve disponível pela Internet de maneira inédita e levou em consideração três pilares de atuação da gestão: inclusividade, eficiência e inovação. Agora, as Comissões estão sendo organizados e as primeiras atividades do triênio sendo traçadas por áreas de atuação.
Atualmente são 93 os grupos de trabalho e um total de 2.300 profissionais interessados em atuar, dos quais 56% são de Florianópolis e 44% de outras cidades catarinenses. O número é um recorde e foi comemorado pela gestão.
“Superamos o número total de participantes registrado em gestões anteriores. Nunca tivemos tanta participação como agora. O resultado confirma nossa intenção de democratizar o acesso às Comissões temáticas da OAB/SC. O número expressivo de interessados reforça a necessidade de uma gestão inclusiva e nos deixa muito satisfeitos em saber que a classe está unida em prol da advocacia catarinense.”, avaliou o presidente Rafael Horn.
Tendo em vista as mudanças atuais na legislação e seus impactos na advocacia e na sociedade, a Comissão de Direito Previdenciário - Regime Geral, por exemplo, é a que conta com o maior número de participantes até o momento: são 137.
O coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Miranda de Oliveira, foi o responsável por conduzir o processo. “Conseguimos alcançar exatamente o que estávamos buscando, uma verdadeira revolução na composição das Comissões, permitindo que profissionais de todo o Estado possam, de fato, participar e contribuir”, explicou.
Para permitir a efetividade das ações, as reuniões serão realizadas por videoconferência, contribuindo também para a redução de despesas dos envolvidos, visto que o trabalho de todos é voluntário.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC