Nesta quinta-feira (10), a OAB/SC recebe o II Fórum Catarinense de Educação Jurídica e Formação Profissional: Mercado de Trabalho e Desafios da Advocacia no século XXI. O evento reúne especialistas do ensino de direito de Santa Catarina para debater inovações metodológicas e repensar de que maneira a academia pode melhor contribuir com a qualificação dos profissionais que estão acessando o Mercado de Trabalho.
A iniciativa ocorreu o plenário da Seccional em Florianópolis e é uma promoção da Comissão de Educação Jurídica. Já no começo do evento os profissionais assistiram as falas do professor e conselheiro estadual, Eduardo de Mello e Souza e do professor e presidente da Comissão, Horácio Wanderlei Rodrigues que destacaram os principais desafios da educação jurídica.
Mello comentou que a falta de foco, de motivação e de conhecimento em historia são as principais barreiras de aprendizagem entre os discentes. “Precisamos conectar os alunos com o que estamos ensinando. Existe uma carência muito grande em se tratar de conhecimento geral e foco de atenção. Nosso papel é trabalhar para resgatar informações históricas e fazer com que aquele aluno não precise anotar para decorar as informações. Nosso desafio é fazê-los entender e isso só é possível a partir do contexto”, observou.
O fórum ainda destacou temas como as Perspectivas da advocacia e do mercado de trabalho para as próximas décadas com a participação do pesquisador, Danilo Chistiano Antunes Meira e do árbitro e parecerista, Rafael Peteffi. Além da debater as novas tecnologias e desafios da advocacia na sociedade da informação com a explanação da presidente da Comissão de Inclusão Digital, Juliana Foggaça e do presidente da Comissão de Direito Digital, Salvador Geremias Junior.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC