Em visita técnica, estudantes de Direito participam de palestra na OAB/SC

14/05/2018 - Geral

Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (9).jpg

Nesta segunda-feira (14) a OAB/SC recebeu a visita técnica dos alunos das fases iniciais do curso de Direito da Faculdade de Santa Catarina (FASC). O grupo percorreu a sede da Seccional e acompanhou as rotinas dos setores e colaboradores da instituição.

Antes, o público foi recepcionado no auditório, onde ouviu a palestra do advogado, conselheiro estadual da OAB/SC e professor universitário, José Sérgio da Silva Cristóvam. Formaram a mesa de autoridades do evento, além do anfitrião, os professores da FASC: Leidiane Fernanda Gerhardt Sell, Luiz Carlos Cavalheiro e Luiz Ricardo Espíndola, além da estudante Tânia Suzete.

José Sérgio da Silva Cristóvam falou sobre as carreiras jurídicas, acerca da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina e ainda a respeito dos cenários político, econômico e jurídico nacional.

“Somos todos voluntários na Ordem. E assim é no Conselho Federal e nas 27 Seccionais brasileiras, como também na OAB Santa Catarina e em nossas 47 Subseções. Além dos cinco cargos diretivos (presidência, vice-presidência, secretaria geral, secretaria geral adjunta e tesouraria), do Conselho Pleno e das 81 Comissões Temáticas ”, explicou.  

O conselheiro estadual também incentivou a participação dos estudantes na programação de cursos, eventos e palestras da OAB/SC, assim como na Escola Superior da Advocacia (ESA) e nass Comissões em que isso é possível como, por exemplo, na Comissão de Acadêmicos de Direito. E destacou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelos grupos temáticos. “As comissões são o oxigênio da instituição e têm vocação de cidadania muito forte, representam um dos braços da OAB para ampliar ao máximo o espaço da advocacia nos debates que são importantes para a sociedade”, disse.

A palestra também foi voltada para o momento pelo qual passa o país, no que se refere ao combate à corrupção. E também para as mudanças na profissão, com a chegada das novas tecnologias.

“As tecnologias invadiram por completo as carreiras jurídicas e quem não se estruturar com base nas novidades terá dificuldades para manter-se no mercado. Essa é uma mudança que pegou em cheio a geração atual, mas que deve ser mais branda com vocês, contanto que se preparem”, avaliou.

Mas apesar do imediatismo da sociedade atual, José Sérgio da Silva Cristóvam ponderou que “o sucesso é possível para todos, mas o curso de bacharel não será suficiente para desempenharmos nossa contribuição social de forma mais decisiva, conforme compromisso assumido no juramento da profissão, que tem como prerrogativa e legitimidade a defesa da Constituição Federal”, incentivou.

Ao falar da necessidade de apoiar pautas como o combate à corrupção, porém sem desrespeitar a legislação, as garantias fundamentais e princípios do Direito como o devido processo legal, presunção de inocência, contraditório entre outros, destacou a importância da classe profissional. “Não existe sociedade saudável sem democracia. Não há democracia sem defesa de direitos. E não podemos falar em defesa de direitos se não houver advocacia”, finalizou.

Veja mais fotos da visita dos estudantes à OAB/SC, abaixo.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC

  • Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (2).jpg

  • Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (6).jpg

  • Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (11).jpg

  • Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (13).jpg

  • Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (15).jpg

  • Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (14).jpg

  • Palestra Dr Cristóvam FASC 14052018 (12).jpg


Últimas notícias