Oeste e Extremo Oeste receberam nesta segunda-feira (1) a etapa Regional de mais um Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/SC. O encontro aconteceu no Seville Park Hotel, em Xanxerê, com a presença de integrantes das diretorias da Ordem, da Escola Superior da Advocacia, da CAASC e das oito subseções que compreendem as regiões.
Liderada pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn, a comitiva da Seccional contou com a presença do vice-presidente, Mauricio Voos; o secretário-geral, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral adjunta, Luciane Mortari; da presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; a coordenadora adjunta das comissões da OAB/SC, Gisele Kravchynchy; do diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinícius Motter Borges, do conselheiro seccional, João Marcelo Lang.
O encontro teve início com a explanação do presidente sobre a composição do Sistema OAB Santa Catarina. Horn também falou da unicidade e conexão que pautam as ações conjuntas da instituição, proposta que, por meio dos colégios regionais, busca consolidar junto às subseções. “A intenção é que com esse Colégio Regional é promover uma reunião de trabalho, não apenas com os presidentes, mas com todos aqueles que fazem parte do sistema e compõe diretorias, conselhos, comissões estaduais e subseccionais e colaboradores. Dessa forma queremos unificar e fortalecer a atuação da OAB Catarinense, construindo juntos algo que seja tão proficiente. Propomos esse encontro de maneira que possamos apresentar a nossas estruturas e iniciativas atuais e abrirmos isso ao diálogo, para que possamos melhor executar as demandas específicas de cada região”, esclareceu.
Na oportunidade, a presidente da CAASC, Claudia Prudêncio também saudou a todos reafirmando que por meio da parceria com as Subseções, a CAASC consegue cumprir o seu papel social. "Me sinto privilegiada de poder conduzir o projeto da CAASC juntamente aos nossos delegados de cada uma dessas subseções e ao lado dos nossos presidentes, sem os quais nós não alcançaríamos sucesso que estamos alcançando nesses seis meses. Manifesta aqui a minha gratidão por todo trabalho, por toda a confiança.”, remerceou.
Como anfitriã do encontro, a presidente da Subseção de Xanxerê, Fernanda Oliveira, recepcionou os colegas presidentes de Chapecó, Thiago Degasperin; de Concórdia, Mirian Gerhardt Dallegrave; de Maravilha, Tiago Mozzaquatro Fantinel; de Palmitos, Angela Fabiana Beutler; de Pinhalzinho, Jony Stulp; de São Lourenço do Oeste, Renato Hartwig Grahl; e de São Miguel do Oeste, Eloi Pedro Bonamigo.
Em sua fala, ela ainda agradeceu a oportunidade de acolher discussões tão importantes para o desenvolvimento da advocacia na região. “É com muita honra que nós recebemos vocês aqui, nesse empenho e comprometimento da seccional e do presidente Rafael, que tem sido uma inspiração para todos nós. Sabemos que a OAB é um trabalho voluntário feito com muito amor e agradecemos imensamente a oportunidade de sediar uma esse colégio de presidentes. A OAB Xanxerê hoje está em festa, pois é a primeira vez que recebemos os colegas da região para ter aqui essa troca de experiências que será tão significativa para toda a advocacia da região”, manifestou Fernanda.
A ocasião ainda contou com uma apresentação do diretor-geral da Escola Superior da Advocacia, Marcus Vinícius Motter Borges, sobre as atividades já desenvolvidas pela Escola. De acordo com ele, por meio do plano anual de capacitação voltado às Subseções que participam do Colégio Regional Oeste e Extremo Oeste, o objetivo é alcançar todo o. “Fizemos a ‘Pesquisa Conectados’, para reunir as particularidades de cada região e programar conteúdos exclusivos, elaborando a pauta de cursos de acordo com a realidade e necessidade de cada Subseção. Também o Projeto Aprimorar, o Curso de Iniciação à Advocacia, e diversas ações que estamos desenvolvendo”, enfatizou.
Na pauta, estiveram temas como a as Salas de apoio com autoatendimento, redução de prazo de tramitação dos processos de inscrição nas Subseções, comissão de reformulação e ampliação da transparência com envolvimento das Subseções, programa anuidade zero do Conselho Federal, sustentação oral a distância nos processos que tramitam no CFOAB, a padronização e utilização da imagem da marca OAB, apresentação da ESA e diplomação de seus coordenadores, atuação dos Cartórios Extrajudiciais, centralização das Turmas Recursais, advocacia dativa: desafios e perspectivas, atuação do CEJUSC na Justiça Comum, além de assuntos específicos da região.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC