A noite da terça-feira (15) foi de homenagens na Seccional. Em cerimônia de jubilamento, a OAB/SC prestou reconhecimento público a 31 profissionais da advocacia. Compuseram a mesa de autoridades na ocasião: o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; o vice-presidente, Luiz Mário Bratti; o conselheiro estadual, Renato Kadletz; a presidente da Comissão de Assistência Social, Arlete Carminatti Zago; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Marcus Antônio Luiz da Silva.
O jubilamento é uma homenagem prestada pela OAB/SC desde 1987, por resolução do Conselho Estadual, passando por alterações em 1999, e sendo regulamentado pelo Conselho Federal em 2006 e 2009, quando provimentos garantiram a homenagem em todas as seccionais brasileiras. Recebem a condição de “advogada e advogado remido” aqueles que estiverem inscritos e tenham contribuído durante 45 anos ou mais; ou ainda que tenham completado 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição, contínuos ou não.
No ato, os profissionais receberam diploma alusivo ao tempo de exercício na profissão e a versão impressa dos autos de seus processos de inscrição nos quadros da Ordem, que passam a tramitar eletronicamente e serão mantidos pela Seccional como arquivos eletrônicos protegidos e com cópia de segurança conforme preceitos legais.
O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, entregou uma a uma as 31 homenagens da noite, e logo após ocupou a tribuna para relembrar a significativa contribuição no engrandecimento e dignificação da advocacia dos jubilados e jubiladas.
“De certa forma vejo parte de minha história profissional representada aqui, com tantas boas recordações (referindo-se a professores, profissionais que acompanhou, etc). Naquela época vocês já ocupavam postos importantes e estavam no auge de suas carreiras. E quando eu vejo essa enorme diferença da vida que se tinha, para a vida que se tem hoje, a maneira como vivemos hoje, nada disso ao contrário do que muita gente possa acreditar, caiu do céu. Foi a geração de vocês que trabalhou duro para construir a realidade que temos hoje. Quanta transformação! É difícil imaginar as dificuldades da época, em relação às facilidades de hoje. Mais do que essa realidade material que temos hoje, a geração de vocês construiu um país democrático”, disse em reconhecimento aos homenageados.
“Olhando os exemplos e as histórias do passado é que podemos ter noção de como enfrentar as dificuldades que se impõem pelo caminho. Vocês nos entregaram um país melhor do que receberam e à nossa geração cabe a mesma responsabilidade. Em nome da advocacia catarinense parabéns e muito obrigado. Nossa admiração pelo trabalho prestado por vocês é enorme. Esta casa não pode e não vai esquecer sua história e daqueles que construíram a dignidade dessa instituição”, finalizou.
Clique aqui para ver a galeria completa de fotos. E conheça abaixo os advogados e advogadas que receberam homenagens na cerimônia oficial de jubilamento:
Aécio Speck Neves - OAB 5550
Alzair Cleonice de Sousa - OAB 1268
Camilo João Tavares - OAB 3562
Carlos Alberto Zago - OAB 4043
Carlos Roberto Maia - OAB 2559
Clóvis Tadeu Kauling - OAB 3396
Dauth Emmendorfer - OAB 2255
Décio Moritz - OAB 1954
Edma Silveira Coelho - OAB 3002
Elvi Tonelli - OAB 3567
Ênio Aguiar - OAB 1998
Felipe Otávio Boabaid - OAB 3650
Hugolino Zapelino Filho - OAB 5478
Ildemar Egger - OAB 5504
Iran Wosgrau - OAB 1365
Joaquim Macário da Silva - OAB 4350
Kurt Ernesto Hammerschmidt - OAB 1370
Lúcio José Rubik - OAB 2378
Luiz Néri Pacheco dos Reis - OAB 1556
Marcily Sousa Braz Moreira - OAB 493
Maria Aparecida Ramos - OAB 1649
Maria José Fernandes Pereira Raccioppi - OAB 2416
Maritza Regina Valle de Barros - OAB 9405
Merquior Luiz Delagnelo - OAB 2755
Moacir José Serpa - OAB 1546
Napoleão Xavier do Amarante - OAB 13800
Otacílio Peron - OAB 1844 (representado pelo filho, Mayckon Gasperi Peron)
Rodolfo Joaquim Pinto da Luz - OAB 1482
Rosemari de Lara Ribas Konrad - OAB 26490
Sérgio Roberto Monguilhott - OAB 3339
Vanderlei Mazurek dos Santos - OAB 2028
Assessoria de Comunicação da OAB/SC