O projeto Conversa com a Advocacia está percorrendo todo o Estado. Desde que iniciou, em janeiro, pela Subseção de Blumenau, a agenda levou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, a se reunir com advogados e advogadas catarinenses para debater o plano de gestão da Seccional. A primeira etapa do projeto chega a Florianópolis nesta sexta-feira, 26 de abril, na sede da Seccional a partir das 14h.
“O que estamos fazendo com este ciclo de conversas é manter um canal de interlocução com a classe para a construção de um plano de gestão coletivo. A participação da advocacia é fundamental neste processo. Com a medida, conseguimos apresentar para as nossas Subseções as metas para o triênio e buscar sugestões para aprimorar nossa atuação. Vamos seguir com o projeto para fazermos uma gestão compartilhada e de diálogo com a classe em todo o Estado”, explicou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.
Entre os principais pontos da apresentação, Horn abordou as medidas já tomadas e o planejamento de ações pela: valorização profissional; aprimoramento da advocacia; defesa dos honorários advocatícios; transparência, inclusividade, inovação, eficiência e democratização da gestão; defesa das prerrogativas; protagonismo e independência institucional; anuidade congelada e emolumentos reduzidos; responsabilidade fiscal; jovem advocacia; fiscalização e regionalização do Tribunal de Ética, entre outros.
Com a medida, inédita e inovadora, o objetivo inicial também vem sendo alcançar as necessidades e a realidade da advocacia em cada município. A partir de agora, os pontos traçados serão incluídos no plano de gestão e poderão ser acompanhados com transparência. Em paralelo, a controladoria-geral da OAB/SC, criada nesta gestão, deve monitorar os resultados e assegurar mais eficiência à Seccional.
“O balanço desta primeira etapa do projeto foi muito positivo. Acertamos ao propor este importante debate. Todas as demandas serão consideradas. Nossas equipes técnicas irão avaliar criteriosamente as sugestões recebidas e, de acordo com sua importância e viabilidade, os assuntos serão retomados para que possamos implantar as mudanças pretendidas no Estado e atender os anseios de toda a advocacia catarinense”, resumiu Horn.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC