A estreia do projeto Papo de Colega, nesta segunda-feira (3), foi de boas histórias e de pleitos pelas causas de interesse da advocacia. Integrando a intensa agenda de atividades do presidente da Seccional, Rafael Horn, em Lages, a juventude e a experiência se uniram para pensar o futuro da profissão. Os advogados Clóvis Stefen de Albuquerque, de 85 anos e André Lopes Ribeiro, de 25 anos foram os primeiros a receber a comitiva da Seccional. De um lado a visão de quem começou a exercer a profissão nesta segunda, de outro a percepção de quem contabiliza 60 anos de carreira.
A presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; a secretária adjunta da OAB/SC, Luciane Mortari e o vice-diretora da ESA-OAB/SC, Isabela Medeiros, integraram a comitiva. As visitas também tiveram a participação do presidente da Subseção de Lages, Rodrigo Goetthem de Almeida.
Na primeira visita do programa, os dirigentes, acompanhados do presidente da subseção foram ao escritório do advogado com 60 anos de exercício profissional, Clóvis Stefen de Albuquerque, de 85 anos, OAB nº 487.
“O doutor Clóvis, com seus 60 anos de advocacia, nos deu hoje alguns bons exemplos e nos lembrou de que a OAB tem que estar voltada para diminuir da morosidade do judiciário; para capacitar os colegas para soluções alternativas a questões controvérsias; bem como, nos trouxe sua experiência da profissão para ensinamentos que nos trazem muito estímulo para continuarmos à frente da Ordem dos Advogados. Nossa gratidão por ter nos acolhido e compartilhado suas histórias conosco”, enalteceu o presidente da Seccional.
Dentre os principais apontamentos, o advogado mais experiente destacou a necessidade de um judiciário mais ágil se destacou e lembrou ainda o papel do profissional diante de sua missão. “Não temos que olhar o valor da ação, mas o direito do cidadão. Você tem que ter possibilidade de dizer para uma pessoa que você vai entrar em juízo e o direito dele estará assegurado, pois o juiz vai julgar esse”, disse.
A segunda visita do dia foi ao jovem advogado André Lopes Ribeiro, inscrito sob o registro 54.968. Em seu primeiro dia de trabalho, o profissional falou dos desafios do começo da carreira. ”É ainda um momento de algumas inseguranças sobre o futuro. Porém, sempre que precisei, tive o apoio da Seccional, fui bem atendido. Minha sugestão é para que site da OAB/SC seja mais simples para acesso a todos os serviços”, ponderou.
O pleito foi bem recebido pelo presidente que se comprometeu a promover as mudanças necessárias. Horn ainda lembrou que a Seccional Catarinense oferece estruturas como o curso de iniciação à Advocacia, a Comissão de Prerrogativas, Sicoob Advocacia e OAB PREV, para apoiar os profissionais. “Temos a nossa disposição uma estrutura, um de formar essa rede de proteção dos advogados e advogadas, fazendo com que, seja no inicio da carreira ou após anos de profissão, nossos colegas sintam se protegidos e assim, por meio dessa conexão, estejam fortes para enfrentar seus desafio”, explicou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC