Por Santa Catarina assumem os conselheiros federais Fábio Jeremias; José Sérgio Cristóvam; Paulo Marcondes Brincas; Sabine Müller, Sandra Krieger e Tullo Cavallazzi. O presidente da Seccional Catarinense, Rafael Horn, e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Claudia Prudêncio, acompanharam a solenidade. Também tomaram posse nesta sexta-feira (1º), os novos diretores da OAB Nacional e os outros 156 conselheiros federais (titulares e suplentes) que ficarão à frente da entidade no triênio 2019-2021.
O presidente egresso Claudio Lamachia, que ficou à frente da entidade de 2016 a 2019, deu posse à nova diretoria em um momento marcado pela emoção. “Vou me permitir usar a tribuna por alguns minutos, não para mais um discurso, mas para um agradecimento que me vejo na obrigação de fazer. E meu coração impõe que eu faça. Eu quero parabenizar Felipe Santa Cruz, este guerreiro que chega ao cargo a par de suas qualidades, de seu talento e de sua trajetória na Ordem. A OAB do Rio de Janeiro, mesmo em meio à crise que aquele valoroso estado atravessa, se sobressai em suas lutas e muito disso se deve a este grande colega”, apontou.
Após os trâmites formais de leitura do compromisso de posse, das assinaturas dos termos oficiais e da entrega das carteiras e dos diplomas aos membros da nova diretoria do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz fez seu primeiro discurso como presidente da Ordem. Ele iniciou agradecendo a Lamachia, que “conduziu a advocacia de modo amplo, ouvindo e agregando, deixando clara sua característica de liderar pelo exemplo em meio a crises agudas, tendo compromisso com a palavra dada e a retidão como norte”.
Santa Cruz também homenageou os conselheiros. “Convido-os a uma aventura: fazer deste Conselho um lugar de respeito, debate de ideias e trabalho. Todo o resto será colocado na conta dos detalhes. Contem comigo, tenho a absoluta convicção de que sou apenas um par que aqui ocupará a função de coordenação”, disse.
Veja aqui os resumos dos currículos dos representantes de Santa Catarina:
Fábio Jeremias de Souza (Criciúma)
Advogado, nascido em Criciúma (SC) em 21/05/77. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (Tubarão), em 19 de fevereiro de 2000. Pós-graduado em Direito Empresarial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, em 03 de dezembro de 2003. Militante na área do direito eleitoral, administrativo e empresarial. Membro-fundador da ACADE – Academia Catarinense de Direito Eleitoral; Professor de Direito Administrativo, Eleitoral e Ética Geral e Jurídica do Curso de Direito da Escola Superior de Criciúma; Delegado Adjunto da CAASC – Subseção de Criciúma (2004/2006). Conselheiro Subseção de Criciúma da OAB (2009/2012); Presidente da Comissão de Análise de Pedido de Inscrição da Subseção de Criciúma da OAB (2009/2012); Vice-Presidente da Subseção da OAB de Criciúma/SC (2013/2015); Presidente da Subseção da OAB de Criciúma/SC (2016/2018).
José Sérgio da Silva Cristóvam (Florianópolis)
Natural de Praia Grande (SC), casado com a Advogada Josiane Antunes Cristóvam e pai do pequeno José Augusto, é Advogado publicista há mais de 15 anos (desde 2001). Atualmente, é Conselheiro Estadual da OAB/SC (triênios 2013/2015 e 2016/2018); Presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC; Membro das Comissões de Moralidade Pública e Direito Constitucional da OAB/SC. Na docência desde 2003, foi Professor de Direito Administrativo da UNIDAVI (Rio do Sul) por 11 anos (até 2014); depois no CESUSC até 2016; e, desde então, é Professor concursado da UFSC (Graduação e Pós-Graduação). Também é Professor Convidado da ESA-OAB/SC, ESMESC, ENA/Brasil, CESUSC, UNIDAVI, UnC, UNOESC, UNISUL e Estácio de Sá. Da sua formação acadêmica, destacam-se o Mestrado e o Doutorado em Direito pela UFSC. Também é Presidente e membro fundador do Instituto Catarinense de Direito Público (ICDP); Membro do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC) e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), além de palestrante e conferencista em diversos congressos jurídicos nacionais e estrangeiros.
Paulo Marcondes Brincas (Florianópolis)
Advogado, formou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em 1988. Mestre em Direito pela mesma Universidade, com ênfase em Direito Constitucional. Professor efetivo de Direito Empresarial da UFSC de 1992 a 2002 da rede LFG de 2003 a 2006. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Santa Catarina na gestão 2016/2018; Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (2013/2015); Coordenador Nacional da CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados.
Sabine Mara Müller Souto (São José)
Advogada de São José, inscrita na OAB/SC sob o número 21001, militante na Grande Florianópolis, com atuação nas áreas de direito empresarial, cível e trabalhista. Graduada em Direito pela UNIVALI em 2004 com Diploma Mérito Estudantil valores técnico/científico/ ético. Graduada em Administração de Empresas pela UNIVALI em 1997. Pós-Graduada em Gestão Pública pela mesma Instituição, em 1999. Pós-Graduada em Processo Civil pela Faculdade Damásio de São Paulo, em 2018. Pós-Graduanda em Direito Digital e Compliance pela Faculdade Damásio de São Paulo. Defensora Dativa da OAB/SC 2004/2007. Conselheira Estadual Suplente da OAB/SC 2013/2015. Conselheira Estadual Titular da OAB/SC 2016/2018. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC, março 2018. Integrante da Comissão de Direito da Moda na OAB/SC 2018. Autora dos artigos “A Mutilação do Direito Sucessório dos Companheiros no CCB” (Revista da OAB/SC 2005) e “Direito da Moda no Brasil – Fashion Law” (Revista do IASC 03/11/2018).
Sandra Krieger Gonçalves (Blumenau)
Advogada; Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialista em Administração Pública pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mestre e Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora titular de Direito Processual Civil e Direito Administrativo na Universidade Regional de Blumenau – FURB. Sócia de Krieger Advogados Associados, com sede em Blumenau. Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela Seccional de Santa Catarina, triênio 2016/2018. Presidente da Comissão Nacional de Direito Médico e da Saúde do Conselho Federal da OAB – gestão 2016/2018. Representante da OAB Nacional no Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP.
Tullo Cavallazzi Filho (Florianópolis)
Advogado, graduado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Mestre em Direito pela UNIVALI; Especialista em Direito Empresarial pela UNISUL, Especialista em Direito Desportivo. Ex-Professor de Direito Privado da UFSC; Ex-Professor da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; Presidente da Academia Catarinense de Direito Empresarial; Conselheiro Jurídico da Câmara Italiana de Indústria e Comércio do Estado de Santa Catarina. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros; Presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB; Conselheiro Federal da OAB e presidente da OAB/SC (2013-2015).