Conselheira Federal por SC apresenta Cartilha da Saúde Mental na Advocacia

05/10/2018 - Geral

Sandra Krieger Gonçalves.jpeg

Conselheiros e conselheiras estaduais, membros da diretoria da OAB/SC e convidados acompanharam o lançamento da "Cartilha da Saúde Mental da Advocacia: o Cuidado de Si como inerente à preservação dos Direitos dos Outros".  O material foi divulgado durante sessão ordinária do Conselho Pleno da OAB/SC nesta quinta-feira (4) e já havia sido apresentado em reunião do Conselho Pleno do Conselho Federal na terça-feira (2).

A cartilha foi idealizada pelos integrantes da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB Nacional e é de autoria e coordenação da Conselheira Federal por Santa Catarina, Sandra Krieger Gonçalves, que preside a Comissão.

"Pode ser um tema desconfortável, mas acabamos de passar pelo mês mundial de prevenção ao suicídio e concebemos essa cartilha para que os profissionais da área jurídica possam enfrentar essas doenças sem preconceito e buscar o auxílio médico, além de contar com o apoio institucional da OAB”, afirmou Sandra Krieger.

Ainda de acordo com a presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde do CFOAB, Sandra Krieger Gonçalves, o objetivo do projeto é lançar uma luz sobre o tema no âmbito da advocacia no Brasil, estimulando a discussão, a busca pela prevenção e tratamento por profissionais de problemas de saúde mental que têm relação com o exercício da profissão. “Vivemos em uma sociedade onde a pressão pelo sucesso e o repúdio ao fracasso tornam a ansiedade um fantasma da nossa existência. Diante da importância da missão da advocacia, é fundamental estarmos bem conosco para cuidarmos das demandas dos outros”, apontou.

O presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, também acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos que resultaram na cartilha. “A publicação carrega consigo enorme importância no que diz respeito à prevenção e ao tratamento de doenças que afetam advogados e advogadas em nosso país”, avaliou.

Acesse aqui a “Cartilha da Saúde Mental da Advocacia: o Cuidado de Si como inerente à preservação dos Direitos dos Outros”. O material em versão impressa foi distribuído no lançamento, além da versão digital, que ficará disponível online também na área de publicações no site da OAB/SC.