As comissões de compliance e de acadêmicos de direito participaram da IV Semana Jurídica de Direito da Estácio de Sá de São José, com a palestra "O que o direito do trabalho tem a ver com o compliance?". A palestra foi proferida conjuntamente pelas membros da comissão de compliance Larissa Althoff, Lidiane Parucker e Luciana Xavier, apresentando o compliance para os acadêmicos e como a atuação preventiva por meio do compliance na área trabalhista pode trazer ganhos para os empregadores e empregados. que ocorreu na terça-feira, dia 3, abriu a Semana Jurídica.
O presidente da Comissão de Compliance, Eduardo Lamy fala que "a aproximação entre a OAB e a academia é um passo importante na formação dos futuros profissionais, especialmente no tocante a áreas novas e necessitadas como é a atuação no âmbito do Compliance e das Políticas de Conformidade", comenta.
Já Marco Antonio Pascoali, atual presidente da Comissão de Acadêmicos, complementa que "Além do grande aprendizado que está sendo oportunizado aos estudantes de direito acerca de um instituto de extrema relevância (compliance) na atual conjuntura político-jurídica do Brasil, a mencionada parceria também vem possibilitando que os estudantes possam conhecer, de perto, a atuação das comissões da OAB/SC. Por oportuno, agradecemos a abertura e o apoio da Coordenadoria do Curso de Direito da Estácio de Sá. No mais, é importante ressaltar que em breve outras faculdades receberão as palestras sobre o compliance, bem como a Comissão de Acadêmicos já está organizando diversos eventos de grande relevância aos estudantes de direito", diz.
Para o membro da Comissão de Compliance André Jannis e um dos idealizadores do projeto, o evento é uma meneira de aproximar os estudantes da OAB/SC. "Muitos acadêmicos saem das faculdades com pouca ou nenhuma noção de formas de atuação jurídica além da elaboração de contratos e a atuação em processos judiciais e administrativos. Assim, muitos acadêmicos não conseguem encontrar a sua verdadeira vocação na área jurídica e acabam migrando para outras áreas ou submetem-se ao saturado mercado da advocacia 'convencional' por não vislumbrar outra alternativa. Com isso, o nosso projeto visa apresentar aos acadêmicos uma nova forma de atuação para os advogados que está em grande crescimento e é uma excelente oportunidade para parcela significativa dos estudantes que não se veem trabalhando no ambiente jurídico da forma tradicional", explica.
De acordo com a comissão, a participação na Semana Jurídica da Estácio de Sá é apenas a primeira de um projeto elaborado por meio de parceria entre as Comissões de Acadêmicos e de Conformidade e Compliance que levará palestras sobre compliance para as principais universidades de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC