Colégio Regional de Presidentes - Sul: conectada à advocacia, gestão segue ouvindo a classe no Estado

24/06/2019 - Geral

Colégio Presidentes Região Sul.jpeg

O Colégio Regional de Presidentes das Subseções da OAB/SC reuniu-se na tarde desta segunda-feira (24), na sede da Subseção de Sombrio, reunindo integrantes da diretoria da Ordem Catarinense, ESA e CAASC.

O anfitrião do evento foi o presidente da Subseção de Sombrio, Andre Giordani Barret, que também recebeu os presidentes de Araranguá, Turvo, Criciúma, Braço Norte, Garopaba, Tubarão, Orleans, Imbituba e Laguna.

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, lidera a comitiva. Também acompanharam o Colégio Regional Sul: o vice-presidente, Mauricio Voos; o diretor-tesoureiro, Juliano Mandelli; a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; o conselheiro federal Fabio Jeremias; a conselheira estadual e presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários, Caroline Rasmussen, o diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinícius Motter Borges, e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Arthur Bobsin.

Em sua fala, Horn falou da importância da conexão entre a Seccional e as Subseções, aproximando os anseios da advocacia catarinense da gestão, para que os resultados da atuação da OAB/SC atendam as diferentes demandas regionais. “Trazer essa sintonia entre todas as Subseções e a Seccional para que possamos nesse triênio entregar aquilo que nos propusemos no início do ano”, ressaltou. O presidente da OAB/SC também falou das principais conquistas recentes e incentivou o repasse das informações. “Cabe a nós replicarmos e estarmos conscientes do que está acontecendo, como líderes das nossas Subseções devemos prestar esclarecimentos aos colegas que nos procuram”, disse.

A presidente da CAASC, Claudia Prudêncio, também agradeceu o envolvimento das Subseções nas últimas campanhas da Caixa. “Agradeço a parceria de todos com a CAASC. O projeto tem que ser conjunto. Sem vocês não conseguiríamos alcançar o sucesso que hoje a OAB e a Caixa estão alcançando. Obrigada por acreditarem, por exemplo, na nossa campanha da vacinação: a maior da história de Santa Catarina na OAB, com mais de 15mil doses distribuídas. Agradeço pela campanha do agasalho, que prorrogamos e estamos recebendo fotos do número elevado de donativos recolhidos nas Subseções. Sem essa parceria não temos como alcançar nossas metas”, destacou.

Já o anfitrião, Andre Giordani Barreto, comentou acerca da ida da Seccional e de sua diretoria às Subseções. “Nossa palavra hoje é gratidão, pois exprime tudo o que estamos sentindo. Além de profissionais engajados na OAB, somos grandes amigos. É sempre um prazer ter essa oportunidade de estarmos juntos. À Seccional, que teve essa ideia sensacional de regionalizar o Colégio de Presidentes, agradecemos também. Trazer o debate para a ponta, onde acontecem as coisas é muito importante, porque os colegas que militam nos municípios têm a oportunidade de participar das discussões e saber o que estamos fazendo em prol da advocacia”, relatou.

Por fim, o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia, Marcus Vinícius Motter Borges, apresentou os resultados da ‘Pesquisa Conectados’, iniciativa inédita, para reunir as particularidades de cada região e programar conteúdos exclusivos. “Foi muito importante pra nós porque agora conseguimos fazer a pauta de cursos de forma customizada, de acordo com a realidade e necessidade de cada Subseção. Também nos chamou atenção a elevada procura por cursos online, o que certamente guiará a atuação da ESA nesse sentido. Não estamos desatentos às novas modalidades e seguimos com o compromisso de expandir qualificação para todo o estado”, enfatizou.

Na pauta, estiveram temas como a padronização e utilização da imagem da marca OAB, apresentação da ESA e diplomação de seus coordenadores, atuação dos Cartórios Extrajudiciais, responsabilização de pareceristas, penalidades às irregularidades no exercício da profissão, honorários sucumbenciais contra a Fazenda Pública na Justiça do Trabalho, posicionamento da OAB quanto ao projeto de lei encaminhado pelo TJSC para centralização das Turmas Recursais na capital, advocacia dativa: desafios e perspectivas, atuação do CEJUSC na Justiça Comum, entre outros.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias