Santa Catarina saiu na frente e foi o primeiro estado do Brasil a receber um Observatório Social Estadual. Em um ato cívico marcante, realizado na segunda (1), na sede da OAB/SC, em Florianópolis, foi formalizada oficialmente a instalação do escritório do OSB em Santa Catarina, que terá como incumbência articular todas as providências necessárias para condução do processo de constituição do projeto.
A mesa de cerimônias foi composta pelo presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; pelo presidente voluntário do Sistema Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas; pelo representante do Conselho das Federações Empresariais de SC; pelo presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar; pelo delegado da Polícia Federal em SC e representante da Rede de Controle da Gestão Pública, Christian Barth; por Paulo Ivo Koehntopp; e pelo presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon.
Em sua fala, o presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas, ressaltou a importância de se utilizar sistemas como o Observatório Social para qualificar as gestões em Santa Catarina. “O que estamos fazendo aqui hoje é a política genuína. Política no sentido da cidadania, da responsabilidade que cada um tem sobre a sua comunidade e o seu nosso dia-a-dia. Não nos serve mais uma representatividade participativa, no sentido de apenas escolhermos nossos representantes. Precisamos escolher nossos representantes, mas mais do que isso, controlar, analisar e exigir uma gestão de excelência. E, é essa a função do Observatório Social" disse.
Já segundo o presidente do OSB, Ney Ribas, este foi um momento histórico que demonstra a consciência coletiva das lideranças catarinenses. “Esse espírito de cooperação mostra que os cidadãos catarinenses estão prontos para cuidar do seu Estado, assim como os Observadores estão cuidando dos 29 municípios onde o Sistema OSB está presente." Ele ainda lembrou que os Observatórios Sociais municipais já têm o propósito de contribuir para a eficiência da gestão pública, para a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, totalmente isentos de interesses político-partidários ou de promoção pessoal e ainda, que os resultados para a economia foram conquistados pelo trabalho dos mais de 400 voluntários catarinenses, que credenciam o Estado para a constituição do primeiro OSB Estadual.
A nova unidade é integrada por representantes dos Observatórios Sociais de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Brusque, Itajaí, Imbituba, Rio do Sul, Lages e Chapecó e irá representar todos os Observatórios Sociais instalados em municípios catarinenses.
O Observatório Social Estadual de Santa Catarina já conta com mais de 40 entidades apoiadoras. A organização está aberta para contribuições de cidadãos e instituições que desejarem participar.