A noite da quarta-feira (18) foi de homenagens e emoção em Blumenau. A sede da Subseção recebeu 52 profissionais da advocacia e seus familiares, para a cerimônia oficial de jubilamento. Os advogados e advogadas receberam diploma alusivo à ocasião em razão de completarem 45 anos ou mais de inscrição e contribuição aos quadros da Ordem. Ou por terem completado 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de participação, contínuos ou não.
A mesa de autoridades para o ato solene foi composta pelo presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas; pelo presidente da Subseção de Blumenau, Romualdo Marchinhacki; pela vice-presidente da Subseção, Maria Terezinha Erbs; pelos conselheiros federais da OAB, Sandra Krieger e Tullo Cavallazzi Filho; pelos conselheiros estaduais Lenita Koepp e Aurélio Miguel Bowens da Silva. Além do presidente da CAASC, Marcus Antônio Luiz da Silva e do senador e advogado Dalírio Beber.
“Considero essa a homenagem mais bonita de nossa instituição e tenho acompanhado todas as que estamos realizando no estado. Vocês enfrentaram dificuldades e a realidade de um tempo que não existe mais. E essa riqueza material que temos hoje no país e que é extraordinária, foi fruto do trabalho duro da geração de vocês para que pudéssemos viver hoje num Brasil mais forte, mais rico, republicano e democrático”, agradeceu Paulo Marcondes Brincas.
“Os relatos que eu tenho ouvido nessas cerimônias são os mais valiosos. De pessoas que continuaram exercendo suas profissões diante das maiores dificuldades. Nunca ouvi algum jubilado que tenha, ao longo da carreira, sequer pensado em desistir. E aqui estamos para celebrar um momento especial. A história do jubilamento inicialmente era restrita à isenção de anuidade. Em um segundo momento, foi uma justa homenagem à vida e contribuição ao Direito prestada por esses profissionais. Mas agora vivemos uma terceira época e ainda mais significativa. Hoje, essa cerimônia é voltada aos jovens. Para que tenham diante de si lições de resiliência, amor ao país e à profissão. E assim vencer diante de qualquer obstáculo, assim como vocês fizeram”, salientou Brincas.
Já o presidente da Subseção de Blumenau, Romualdo Marchinhacki destacou que o momento é de gratidão. “Como já dizia o filósofo a gratidão é a virtude das almas nobres. O que fazemos aqui, ao contrário, não é uma homenagem de fim de carreira, afinal advogado não se aposenta. É puro agradecimento aos advogados e advogadas que fizeram e fazem a história da advocacia blumenauense, pelos serviços prestados e seu empenho diário. Aqui está parte importante das raízes da advocacia catarinense, pois Blumenau é pólo de formação jurídica. Vejo aqui mestres, que além do exercício profissional, dedicaram seu tempo à formação de novos advogados. Eu mesmo fui aluno de alguns hoje aqui homenageados”, destacou.
A significativa contribuição no engrandecimento e dignificação da advocacia dos jubilados foi reconhecida publicamente na cerimônia oficial de jubilamento aos seguintes profissionais:
Alay Garcia Buzzarello
Alberto Guido Laun
Aldemir de Oliveira
Alirio Laert Cunha
Ayres Espindola Soares
Belmirio Ademar Schmitt
Braulio Maria Schloegel
Carmen Vetter Werner
Celso Luiz Vailat
Conrado Odebrecht Filho
Dolores da Silva Luz
Edgar Krieck
Genesio Neves Pedrini
Godo Rodolfo Goemann
Haroldo Pabst
Helio Egon Ziebarth
Hercilia Regina Lemke
Ignez Bertoldi Cabrera Trigo
Jaime Gustavo Grossembacher
Jose Carlos Costa Martins
José Dailton Barbieri
Jose Elvas de Aquino Neves
Jose Jorge Zipf
Julio Jose Rodrigues
Klaus Gerd Thonern
Lauro Aparecido da Rocha
Lindomar Kreutzfeld
Lorival Beckhauser
Lorival Kruger
Luiz Antonio Egert
Marcio Milton Mafra
Maria Aparecida Arruda Schroeder
Maria Helena de Caetano
Mario Edgar Wolff
Mario Schiochet
Marlise Finardi Brueckheimer
Miguel Moacyr Alves Lima
Nelson Bauer
Nelson Tomelin
Nery Orlando Campos
Omero Araujo de Freitas
Paulo Aloysio Malburg Filho
Paulo Gilberto Gouvea da Costa
Paulo Guilherme Pfau
Ralf Felix Sachtleben
Ralph Kock
Renato de Mello Vianna
Renato Wolff
Roberto Zimmermann
Rosemarie Doering Meinicke
Valmor Nicolau Simas
Vera Fogaca Olivier
Assessoria de Comunicação da OAB/SC