A capacitação de advogados e advogadas catarinenses ganhou força em 2019. De fevereiro a dezembro, a OAB/SC, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), teve na programação 216 cursos presenciais (214 até o dia 7 de dezembro) ministrados por 131 docentes. O compartilhamento de informações e conhecimento ocorreu nas 49 subseções da Ordem no Estado e atendeu a 14.221 profissionais. O balanço foi realizado pela direção da Escola, durante o 94º Colégio de Presidentes das Subseções, neste sábado (07), em Gravatal.
O projeto iniciou em Florianópolis, no dia 12 fevereiro, com o ‘Curso de Iniciação à Advocacia’. De lá para cá, a iniciativa de proporcionar mais conhecimento aos advogados e advogadas deslanchou e, no dia 12 de dezembro, exatamente dez meses após começar a percorrer as subseções, Florianópolis e Curitibanos receberão os dois últimos cursos da ESA/SC em 2019.
Os profissionais de Curitibanos receberão ‘Curso de Iniciação à Advocacia’, no qual os jovens advogados e advogadas tendem a se aprofundar em práticas do cotidiano da profissão. Já em Florianópolis, a ESA/SC realizará o ESA Talks, projeto voltado à realização de debates sobre temas relacionados ao empreendedorismo, inovação e tecnologia. Em relação ao número de participantes, foi contabilizado 14.221 participantes nos cursos disponibilizados pela Escola. Desse total, 43% eram mulheres, ou seja, 6.115 advogadas receberam capacitação profissional.
Para o presidente da Seccional, Rafael Horn, o êxito do processo de capacitação da advocacia catarinense se deu por conta das parcerias entre a Ordem, a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), a ESA/SC e as subseções. “O resultado só foi possível devido a essa simbiose, a essa conexão de estruturas da OAB/SC”, atribuiu.
O diretor da ESA/SC, responsável pela apresentação dos resultados, Marcus Vinícius Borges, também reforçou o avanço da capacitação à classe. “Todas as Subseções da Ordem receberam os cursos da Escola Superior de Advocacia e estamos muito felizes em compartilhar esses dados neste Colégio de Presidentes. Agradeço a parceria das Subseções e foi muito importante a colaboração de vocês, senhores e senhoras presidentes, para que chegássemos a advocacia presencialmente”, agradeceu o diretor.
Borges reforçou ainda que a ESA/SC conseguiu superar alguns entraves que poderiam emperrar a divulgação de cursos, o que também foi fator determinante para os resultados alcançados. “Enfrentamos alguns problemas, mas conseguimos contorná-los ao estabelecermos conexão para divulgarmos a programação por redes sociais, por adotarmos modelos padronizados de comunicação com os coordenadores da ESA/SC nas Subseções, pela criação do manual de professores ministrantes dos cursos, planejamento online, entre outros fatores”, destacou.
Na ocasião, o tesoureiro da CAASC, Alexandre Evangelista, parabenizou a ESA/SC pelos resultados apresentados. “Entendemos que nem sempre é fácil atendermos a todos os pedidos, mas vimos e entendemos a importância da capacitação e dos projetos de levar mais conhecimento aos advogados e advogadas catarinenses. Diante disso, atendemos 100% da demanda da ESA/SC, que está de parabéns pelos projetos e atendimentos voltados à advocacia”, enfatizou.
Balanço
De fevereiro a maio, a Seccional, por meio da ESA/SC, esteve presente em Florianópolis e nas Subseções de Joaçaba; Caçador; Videira; Fraiburgo; Itajaí; Xanxerê; Joinville; Porto União; Brusque; Navegantes; Concórdia; Chapecó; Criciúma; e Jaraguá do Sul, onde foram realizados 27 cursos. Nos três meses seguintes (junho, julho e agosto), a Escola percorreu São José; Lages; Florianópolis; Araranguá; Itapema; Joaçaba; Criciúma; Joinville; Rio do Sul; Chapecó; Videira; Campos Novos; Jaraguá do Sul; São Joaquim; Tubarão; Curitibanos; Balneário Camboriú; Orleans; São Bento do Sul; Tijucas; Fraiburgo; Concórdia; Balneário Piçarras; Itapema; Camboriú; Caçador; São José; Laguna; Navegantes; Itajaí; e Lages. Nessas cidades foram aplicados 73 cursos.
Já entre setembro e novembro, 102 cursos atenderam à advocacia de Brusque; Indaial; Timbó; Florianópolis; Palmitos; Chapecó; Tubarão; Criciúma; Palhoça; Navegantes; Tijucas; Balneário Piçarras; São Miguel do Oeste; Rio do Sul; Jaraguá do Sul; Gaspar; São José; Tijucas; Joaçaba; Itajaí; Xanxerê; Concórdia; Indaial; Orleans; Mafra; Canoinhas; Tubarão; Imbituba; Biguaçu; Porto União; Balneário Camboriú; São Francisco do Sul; Brusque; São Bento do Sul; Braço do Norte; Turvo; Lages; Fraiburgo; Araranguá; Blumenau; Garopaba; Itajaí; Caçador; São Lourenço do Oeste; Maravilha; Palmitos; Joinville; São Joaquim; e Jaraguá do Sul.
Para encerrar a agenda, em dezembro 14 cursos serão realizados em 14 cidades (Araranguá; Pinhalzinho; Porto União; Blumenau; Imbituba; Gaspar; Concórdia; Curitibanos; Sombrio; Chapecó; Palmitos; Lages; Curitibanos; e Florianópolis.
Projetos para 2020
Ao colegiado, a ESA/SC também anunciou alguns projetos para 2020. Além de realização de cursos inseridos no projeto ‘Aprimorar’, no primeiro trimestre, a Escola deverá concluir o roteiro do ‘Curso de Iniciação à Advocacia’ em todas as Subseções, intensificar o “Circuito Catarinense de Advocacia em Família’ no Estado (até dezembro, 18 cidades receberão a iniciativa), impulsionar concursos de juris simulados, aprimorar o curso de extensão em Direito do Consumidor e lançar o ESA Play, aplicativo no qual a advocacia terá todos os cursos e informações na ‘palma da mão’. “Em 2020 realizaremos muito mais”, garantiu o diretor da ESA/SC, Marcus Vinícius Borges, responsável pela apresentação de dados junto com a vice-diretora da Escola, Isabela Medeiros.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC