O Fórum da Comarca de Ponte Serrada agora está apto a receber, além do público em geral, também pessoas com deficiência. Mudanças como a construção de rampas de acesso na lateral do prédio e na porta principal; a instalação de corrimão ao longo do percurso, a abertura de um portão exclusivo para cadeirantes, a destinação de duas vagas especiais em estacionamento próprio, foram algumas das mudanças. A transferência da sala de audiências para o andar térreo também está entre as próximas alterações.
“Conseguimos atender um pleito recorrente entre os advogados e advogadas cadeirantes da região. Além da inclusividade, é necessário garantir condições reais para o exercício da profissão. A urgência foi prontamente compreendida pelo Judiciário e estamos contentes com os resultados desse bom relacionamento institucional", avaliou o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas.
O pedido havia sido feito em março deste ano pelo presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, diretamente ao presidente do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Rodrigo Collaço.
Antes, em fevereiro, Brincas esteve na região acompanhado pelo presidente da Subseção de Xanxerê, Cristiano Toffolo e pela conselheira Estadual, Fernanda Oliveira, onde visitou o prédio em questão. Na ocasião, o Diretor do Foro, juiz Luciano Fernandes da Silva já havia sinalizado a possibilidade das melhorias.
“Ficamos extremamente felizes. A problemática impedia há bastante tempo não só advogados e advogadas de desempenharem por completo sua profissão, bem como a população em utilizar os serviços do Poder Judiciário local”, disse Fernanda Oliveira.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC