Dirigentes de clubes, jornalistas, Federação Catarinense de Futebol e NSC TV lançaram nesta segunda-feira (15) o Campeonato Catarinense Sicoob 2018. O evento, que reúne a elite do futebol de Santa Catarina, através de seus dez clubes profissionais, foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em SC. A OAB/SC apoia a competição.
Compuseram a mesa de autoridades os presidentes da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti; da Associação de Clubes de Futebol Profissional de SC, Luiz Henrique Martins Ribeiro; do Sicoob, Rui Schneider da Silva; e da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; além do secretário adjunto de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Francisco Antônio dos Anjos; do deputado estadual Darci de Mattos, representando a Assembleia Legislativa catarinense; Diretor de Tecnologia e Logística do Angeloni, Norberto Cola; e do diretor da Sport Radar, Ricardo Magri.
Em seu discurso, o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, saudou a todos e destacou a importância e responsabilidade do futebol num momento de descrença geral por parte da população às instituições brasileiras. “Nós vivemos num momento muito delicado no país, onde a crise política transborda e afeta a legitimidade de muitas instituições. Isso provoca um efeito negativo e faz com que haja uma dificuldade muito séria de comunicação das instituições com a população”, disse.
Para o presidente da OAB/SC, por outro lado, o futebol surge mais do que nunca para comunicar uma linguagem pela qual o povo está carente. “Um jogo bem disputado dentro das regras, transmite à população uma mensagem de trabalho em equipe, trabalho duro recompensado. Uma jogada de fair-play transmite uma mensagem de honestidade. Um jogador que recebe uma ordem do árbitro e a acata, transmite uma mensagem de respeito às instituições. Não há dúvidas de que o futebol ocupa hoje um ambiente simbólico possibilitado pela diminuição das instituições. E daí a responsabilidade social enorme de se construir um excelente campeonato”, avaliou.
O Campeonato Catarinense Sicoob 2018, nome oficial da disputa este ano, tem diversas novidades. Foram anunciadas a liberação da comercialização e consumo de cerveja nos estádios, a criação do comitê de marketing integrado, a divulgação de um site único, a aquisição do sistema IBOPE Repucom para valorar a marca em questão, a padronização do design nos locais das partidas, e ainda o controle de doping em seis jogos da competição, entre eles a grande final.
As estratégias vinham sendo preparadas pela nova gestão da Federação Catarinense de Futebol desde o início do ano e têm por objetivo dar poder de investimento aos clubes. Com as mudanças, a expectativa é de que haja um crescimento este ano de 600% em relação ao ano passado e de 900% em comparação às projeções feitas para 2019. Através do patrocínio, por exemplo, de 37 placas de divulgação disponíveis nos campos de futebol, das quais 27 já foram negociadas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC