Onze advogados de Chapecó e região foram destacados nesta segunda-feira, 18 de junho, na homenagem de jubilamento, realizada pela Seccional de Santa Catarina da OAB, em conjunto com a Subseção de Chapecó. O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas esteve em Chapecó para participar da solenidades. A distinção é prestada a profissionais que possuam 45 anos ou mais de inscrição nos quadros da Ordem ou tenham completado 70 anos de idade, como forma de reconhecimento pelo tempo de exercício da advocacia.
Foram homenageados nove advogados de Chapecó. São eles: Aidê José Valcarenghi, Alfredo Henrique Zimmermann, Alfredo Lang, Armeu Bergmann, Dalmir Sebastião Magnani, José Telmo Maia da Silva, Moacir Natal Pilatti, Nelson Luiz Napp e Pedro José Dassi Neto. Os outros jubilados foram Gilberto Grossl, de Coronel Freitas, e Romeu Angelo Possamai, de Xaxim. Em nome dos homenageados, Alfredo Lang destacou, entre outros aspectos, os desafios da profissão, o papel do advogado e o fundamental comportamento ético. Também fez referências aos paradigmas da legalidade e da legitimidade e historiou fatores relevantes na evolução da filosofia do Direito.
O presidente da OAB Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, afirmou que o jubilamento representa, na advocacia, uma cerimônia na qual se olha o passado e se encontram respostas para o futuro. “Ela mostra aos jovens o caminho a seguir, com exemplos de determinação”, expressou o dirigente, que também lembrou as costumeiras dificuldades iniciais da profissão. Citou a tenacidade dos homenageados e a confiança no Direito, “pelo trabalho diário e o empenho de quem não desiste”, disse. Ele ainda ressaltou que os 11 jubilados, com extraordinária história de vida, representam exemplo para os mais jovens enfrentarem o que o futuro lhes reserva.
Em nome da OAB Chapecó, o presidente da subseção, Tito Ortenilo Azzolini expressou o reconhecimento da Ordem dos Advogados pela trajetória profissional de sucesso dos onze homenageados. Também falou da importância da profissão para a sociedade, especialmente na defesa dos direitos do cidadão, e disse que carreiras brilhantes se fazem com ética, dedicação e honradez.
Assessoria de Comunicação da Subseção de Chapecó