Poucos dias à frente do cargo, após saída de Raimundo Colombo, o governador Eduardo Pinho Moreira deu posse a Alceu de Oliveira Pinto Júnior como secretário de Estado da Segurança Pública (SSP). A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (20) no Centro Administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis.
O novo secretário assume o cargo deixado por César Grubba. O anúncio já havia sido feito no início de fevereiro e foi bastante comemorado entre a advocacia catarinense. Professor universitário, Alceu é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de mestre e doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde ocupou funções de diretor e coordenador.
Integrou a equipe que elaborou o primeiro curso de bacharel em Segurança Pública no Brasil, para capacitação de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina. Ainda foi coordenador dos cursos de pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal na Escola do Ministério Público/SC.
Na OAB/SC, Alceu também marcou presença junto à gestão atual, como presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem. Para o presidente Paulo Marcondes Brincas a decisão foi acertada. “Nos honra a posse de um dos mais brilhantes profissionais da nossa classe. O cargo vem acompanhado de responsabilidade ímpar no contexto atual, quando a sociedade catarinense renova a sua esperança em uma política de segurança pública voltada ao restabelecimento da paz social. Desejo ao colega muito sucesso”, disse.
Ao lado de Alceu de Oliveira Pinto Júnior, também foram empossados no evento o novo delegado geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizzoni Júnior e o adjunto, delegado Luiz Ângelo Moreira. Já o delegado de polícia, Aldo Pinheiro D'Ávila, segue como adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC