A advocacia catarinense vai poder dar um upgrade na carreira e avançar no conhecimento. A OAB/SC, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), e a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) firmaram convênio com a Syracuse University, de Nova Iorque, para garantir a especialização SU College of Law Maters in American Law Program (Programa de L.L.M) de até seis profissionais interessados conhecer mais sobre a Legislação Norte-Americana e metodologias diferenciadas. A parceria garantirá aos advogados e advogadas 50% de desconto no valor do curso, que terá duração de nove meses.
De acordo com informações preliminares do convênio, os interessados em fazer esse intercâmbio passarão por dois processos seletivos. Para concorrer a uma vaga, o profissional deverá comprovar vínculo com a OAB/SC e CAASC. Os estudantes indicados terão preferência no processo de admissão na Syracuse University, além de receberem o apoio da universidade para ingresso no English Language Institute. Despesas pessoais, moradia, seguro de vida, visto, transporte e taxas auxiliares e obrigatórias impostas pela universidade são de responsabilidade do aluno e não estão inclusas no valor do curso.
Sobre as vagas, a OAB/SC destaca que a quantidade ficará entre quatro e seis, número que dependerá da quantidade de inscritos e do preenchimento dos pré-requisitos para ingresso na especialização. Os detalhes sobre o processo de seleção estarão em edital que já está em fase de confecção pela ESA. A expectativa é que a publicação ocorra até, no máximo, o mês de outubro.
A partir da publicação, os candidatos poderão pleitear uma das vagas e passarão, em um primeiro momento, pela avaliação da ESA. Posteriormente, haverá uma segunda etapa, dessa vez pela Syracuse University. Os cursos de especialização terão duração de nove meses.
Inovação
A Seccional catarinense é a primeira a estreitar laços com a Syracuse University para garantir bolsas de estudo à advocacia. A parceria foi anunciada no mês passado, durante o encerramento do II Congresso Brasileiro de Processo Civil. Na ocasião, a iniciativa foi classificada como inovadora pela presidente em exercício da Ordem, Luciane Mortari e pelo diretor-geral da ESA, Marcus Vinícius Borges.
“Somos pioneiros ao gerarmos essa oportunidade única aos profissionais que constam em nossos quadros e que preencham os pré-requisitos para ingressarem nessa especialização”, disse Luciane. Borges também se mostrou entusiasmado com a parceria: “Estamos muito contentes em oferecermos mais essa qualificação aos advogados e advogadas catarinenses. Já estamos, inclusive, preparando o edital”, pontuou o diretor-geral.
A Syracuse University
Instalada em Nova Iorque, a Syracuse University é uma universidade particular sem fins lucrativos e conceituado centro de pesquisa nos Estados Unidos. Entre os professores que compõem a docência está o brasileiro Antônio Gidi, responsável pela disciplina Processo Civil e Ações Coletivas na instituição há mais de 20 anos.
O curso de especialização é ministrado na modalidade presencial, no período de agosto a maio. Os alunos deverão ser fluentes na língua inglesa, no entanto, a universidade também dispõe de cursos de inglês jurídico para os que precisarem de reforço.
Mais informações sobre o curso e a Syracuse University podem ser obtidas por meio do e-mail agidi@syr.edu e pelo whatsapp +1 (215)266-6464 com o professor Antônio Gidi.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC