O Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) levou a melhor no 1º Concurso de Júri Simulado da OAB/SC, realizado por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC) nos últimos dias 23 e 24 de setembro. Representada pelos acadêmicos de Direito Daniel Correia, Oziel da Silva, Victor José Nagel Júnior e Walmor Pasqualini Filho, orientados pelo professor Jairo Pasqualini, a universidade conquistou o primeiro lugar na disputa e vai representar a Seccional na rodada nacional de Júri Simulado, que ocorre de 4 a 8 de novembro, na Escola Nacional de Advocacia, em Brasília.
Essa foi a primeira vez que a Seccional catarinense realizou um concurso de Júri Simulado no Estado. Participaram da iniciativa acadêmicos das universidades: Cesusc, Estácio de Sá, Esucri, FURB, UFSC, Unidavi, Unisul Palhoça, Unisul Florianópolis, Univali de Itajaí e Univali São José. Durante a disputa, os participantes tiveram atuação efetiva em simulações de sessões plenárias de julgamentos do Tribunal do Júri.
“Proporcionar aos acadêmicos esta experiência de como funciona o meio jurídico foi gratificante para a OAB/SC. Por meio do concurso, eles tiveram contato na prática com um Júri e maior proximidade com o Direito Criminal, além de maior compreensão sobre o papel do advogado criminalista”, salientou o presidente da Seccional, Rafael Horn, que está na torcida pelos representantes de Santa Catarina no Concurso Nacional de Júri Simulado. “Parabéns à equipe e temos a certeza de que o Daniel, o Oziel, o Victor e o Walmor nos representarão muito bem no concurso nacional”, destacou.
A vice-diretora da ESA/SC e presidente da comissão organizadora do Concurso, Isabela Pinheiro de Medeiros, classificou o evento como positivo por conta de dois fatores: “Foi uma atividade que nos surpreendeu, não apenas pela adesão das faculdades, mas, principalmente, pelo nível dos debates. As comissões, avaliadora e organizadora, surpreenderam-se com o desempenho dos acadêmicos, que fizeram rodadas de alto nível e não deixaram a desejar frente a nenhum Júri real”, avaliou.
Ainda sobre o nível dos acadêmicos, a coordenadora elogiou todos os estudantes inscritos no concurso. “Foram quase 21 horas de atividades e os alunos realmente se destacaram. Tivemos equipes muito bem preparadas, mesmo as que não estiveram entre as três finalistas. Foram Júris e rodadas de altíssimo nível, o que nos deixou satisfeitos”, destacou Isabela, ao frisar que o evento foi um sucesso graças à conexão entre a OAB/SC, Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) e ESA, os realizadores do concurso.
Além da equipe vencedora, os alunos com melhor desempenho individual no concurso também foram premiados. Na categoria, destacaram-se os acadêmicos Léo Hang (Furb), Oziel da Silva (Unidavi) e Daniel Correia (Unidavi).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC