O 10º Encontro Catarinense dos Observatórios Sociais começou na noite desta segunda-feira (28), no auditório da Seccional, em Florianópolis. O evento segue até esta terça-feira (29) e contou com a palestra de abertura do procurador de Contas do Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira. O procurador foi o responsável pela representação que iniciou uma investigação do TCU nas contas do Governo Federal, as chamadas “pedaladas fiscais”.
O intuito do evento é oportunizar a capacitação com órgãos oficiais de controle da gestão pública do Estado de Santa Catarina, além da troca de experiências e boas práticas entre os observatórios locais e instituições parceiras, e atualização de informações sobre o sistema de observatório social.
O presidente da OAB/SC acompanhou o primeiro dia do evento e salientou a importância da transparência e de uma gestão eficaz nos órgãos públicos do país. “A OAB, assim como os observatórios, tem um trabalho voluntário muito importante. Temos um compromisso junto à sociedade civil, por isso essa conexão de ideias juntamente com os observatórios para estarmos presentes nas causas, no bom debate e nas melhorias de toda sociedade”, pontou o presidente.