Com uma intensa agenda de eventos até o final do ano, a OAB/SC abre a programação do penúltimo mês de 2019 com o 2º Simpósio de Direito Sistêmico. Realizado pela Seccional por meio da Comissão de Direito Sistêmico, o evento acontecerá no dia 4 de novembro, em Florianópolis, e tem como objetivo promover o debate sobre a importância dos movimentos essenciais na advocacia. A iniciativa contará com a presença de Claudia Boatti, criadora e professora da capacitação em Movimentos Essenciais.
Claudia Boatti é uma palestrante de renome internacional e atua como professora da capacitação em Movimentos Essenciais em nove Estados do Brasil e também na Argentina. A especialista estará à frente da palestra 'Movimentos Essenciais: Uma Nova Forma de Estar e Atuar na Vida'. “Esse debate é muito importante para a advocacia, uma vez que o assunto poderá proporcionar aos advogados e advogadas conhecerem novas formas para lidar com as pressões e o stress da profissão, ainda mais em um momento em que tanto se discute a saúde mental”, disse o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.
A presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Eunice Schlieck, também reforçou a participação da advocacia no evento. “Estar com a Claudia Boatti é muito importante, pois o assunto a ser abordado por ela tem foco nas transformações socais, no coletivo e, inclusive, na forma como nos posicionamos nas mais diversas situações da vida. Para a advocacia é muito válido, uma vez que os profissionais poderão ter um olhar diferente em relação ao seu ofício, além de adotarem uma postura para que o exercício da profissão fique mais leve”, salientou.
Movimentos Essenciais
Movimentos Essenciais são um processo de aprendizagem cujo conteúdo é voltado para todas as pessoas dispostas a contribuir e ter um olhar direcionado ao coletivo e interesse pelo bem comum. Além de pessoas, a dinâmica também pode ser adotada por empresas, instituições e governos interessados em gerar transformação social e consciência ambiental por meio de suas propostas.
O movimento tem como objetivo propiciar aos indivíduos um olhar de mudança de perspectivas no que diz respeito às relações interpessoais; uma nova forma de estar e atuar na vida; entender que, mesmo que sem sermos conscientes, afetamos e somos afetados pela trama social; a criação de uma consciência coletiva de forma colaborativa; ajuda na percepção do propósito de vida de cada um e como a vida passa a ter sentido quando temos foco; e a criação e reconciliação em todos os níveis (consigo mesmo, com aspectos internos, no entorno e no coletivo).
O evento
O 2º Simpósio de Direito Sistêmico será realizado no dia 4 de novembro, na sede da OAB/SC, em Florianópolis, das 9h às 12h30. As inscrições para a iniciativa, que tem como público-alvo a advocacia, estagiários e acadêmicos de Direito, e demais interessados, são gratuitas e podem ser realizadas aqui. As vagas são limitadas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC