Dia da Mulher é todo dia, mas o mês de março tem um significado especial para o público feminino por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. É no período que as lutas e reivindicações delas ganham ainda mais força e, por esse motivo, as Comissões da Mulher Advogada (CMA) da OAB/SC e das Subseções vão ‘arregaçar as mangas’ na caminhada pela garantia, conquistas e avanços nos direitos de todas as mulheres.
Ao longo do mês, as Comissões promoverão e participarão de eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Ações estão programadas para acontecer em Florianópolis, Palmitos, Brusque, Balneário Camboriú, Rio Negrinho, Concórdia, Balneário Piçarras, Braço do Norte, Criciúma e Chapecó. De acordo com a presidente da CMA da Seccional, Rejane da Silva Sanchéz, as iniciativas fazem parte de um plano estratégico para fomentar o engajamento das mulheres por meio de debates e pautas além das Comissões, ou seja, de marcar presença e contribuir em todas as oportunidades em prol do público feminino, capacitar e manter as advogadas informadas e, sobretudo, para contribuir com a melhoria do entorno da classe a partir da perspectiva da sororidade.
“Então, vejo com muito orgulho e alegria a realização desses eventos e o envolvimento de todas as advogadas. A cada fala, cada passo, cada encontro, há novas descobertas sobre o potencial imenso que cada mulher possui em se permitir expor e compartilhar as suas competências, que são muitas. Todo o movimento, que por vezes nos obriga a fazer escolhas que podem “doer” no início, faz parte de um ciclo que nos retroalimenta, mas, logo, o crescimento e a satisfação são concretos”, destacou a presidente.
Programação da Seccional em Florianópolis
Em Florianópolis, a CMA da OAB/SC já tem agendada a participação, no dia 8 de março, lançamento do ‘Mês da Mulher’, em uma iniciativa da Prefeitura de Florianópolis que vai contar com o apoio de diversas entidades, dentre as quais está a Seccional Catarinense. No projeto, a Ordem, por meio da Comissão da Mulher Advogada, prestará assistência jurídica sobre os Direitos das Mulheres.
A seccional também realizará ‘encontros’ para debater assuntos sobre carreira, posicionamento político institucional e desafios enfrentados pela advocacia feminina. Os temas serão debatidos nos dias 20, 26 e 31 de março nas modalidades presencial e online (por meio do projeto webinar).
Subseções
As Comissões da Mulher Advogada das Subseções também estão engajadas. A CMA de Balneário Camboriú participará da reinauguração da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) (07/03); em parceria com a Comissão das Vítimas de Violência da Subseção, realizará palestras sobre ‘Masculinidade Tóxica’ e ‘Importância da Autoestima’ (09/03); e promoverá o debate sobre ‘Mudanças na Legislação Eleitoral e a Necessidade de Representantes Femininas na Sociedade’ (12/03).
Em Chapecó, a CMA da Subseção do município marcará presença na 1ª Parada pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na Praça Coronel Bertaso (07/03), e realizará o projeto ‘Advogada em Cena (13/03).
No dia 10, a CMA da Subseção de Braço do Norte realizará a palestra ‘Saúde Mental da Mulher’. No dia seguinte (11), a CMA de Criciúma promoverá às advogadas um ‘Jantar de Comemoração ao Dia Internacional da Mulher’.
A CMA da Subseção de Brusque, no dia 13, proporcionará à advocacia feminina um café da manhã e bate-papo com a presidente da Subseção de Navegantes, Ana Elisa Mamfrim. Entre os assuntos explorados por Elisa estarão a valorização e prerrogativas profissionais das advogadas. Também no dia 13, a CMA de Piçarras realizará o projeto ‘Advogadas em Cena: Um Encontro de Talentos’, iniciativa que envolve negócios, música, arte, moda e gastronomia. Enquanto isso acontecerá em Rio Negrinho o projeto ‘Roda de Conversa’, cujo tema será ‘Prerrogativas e Demandas da Mulher Advogada no Exercício Profissional’.
As advogadas de Concórdia poderão participar, no dia 19, do ‘Rodas de Conversa’, cuja temática será ‘Violência Doméstica em Debate’. Os assuntos serão explanados pela delegada do DPCAMI de Concórdia, Eliana Grenzel Person; pela psicóloga, Sayonara Hinkel; pelo juiz de direito da Vara Criminal do Fórum de Concórdia, Indo Farias Júnior; e pelo 2º promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Concórdia, Felipe Nery Alberti de Almeida.
Já a CMA de Palmitos estará à frente das palestras ‘O Poder da Autoestima Feminina no Trabalho’ e ‘Saúde da Mulher da Adolescência até a Menopousa’, ministradas pela maquiadora, Paula Cevinski, e pela ginecologista e obstetra, Taciana Aflen.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas diretamente nas Subseções realizadoras e parceiras dos eventos.
Todas as iniciativas desenvolvidas pela CMAs da Seccional e Subseções contam com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) e Escola Superior de Advocacia (ESA/SC).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC